Multiplicadores e facilitadores de treinamento

OBJETIVOS

  • Conscientizar sobre as (1) diferenças existentes entre a Pedagogia e a Andragogia e (2) a necessidade do instrutor em ser um facilitador, criando condições para que os indivíduos possam crescer como pessoas, confiando em si, nos outros e na empresa.
  • Identificar os tipos de Treinamentos existentes e seus respectivos objetivos, a fim de que possam optar, mais assertivamente, sobre os métodos mais adequados em cada situação, levando em consideração as finalidades a serem atingidas.
  • Identificar a postura adequada de um Facilitador / Multiplicador, levando-se em consideração as suas responsabilidades, a forma como lida com o grupo, como resolve os conflitos que aparecerem e as observações que deve realizar sobre os participantes no transcorrer do Treinamento.
  • Sensibilizar para a necessidade do facilitador buscar uma forma de se relacionar empaticamente com o outro / grupo, fornecendo feedback , sabendo ouvir e saber lidar com os fenômenos e reações grupais que ocorrem.
  • Informar sobre as etapas de um planejamento de treinamento, abordando : a Elaboração do Projeto, Metodologia a ser utilizada, as Técnicas mais adequadas e o Planejamento de uma sessão de Treinamento.
  • Levar os participantes a realizarem uma auto reflexão sobre o papel de Instrutor / Multiplicador identificando pontos no seu comportamento a serem modificados, tendo como objetivo montar um Plano de Ação para desenvolver os seus pontos fracos e potencializar seus pontos fortes no exercício do papel de Instrutores / Multiplicadores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Diferença entre Pedagogia e Andragogia

1.1. Pressupostos teóricos e práticos
1.2. Processo de Aprendizagem
1.3. Ciclo vivencial da aprendizagem: etapas

  1. Tipos de Treinamento

2.3. Treinamento Comportamental / Atitudinal
2.2. Treinamento de Informação / Conhecimento
2.3. Treinamento de habilidade

  1. Papel do Instrutor / Multiplicador

3.1. Postura
3.2. Responsabilidade Ética e Profissional
3.3. O quê observar nos grupos
3.4. Modos Emocionais de reagir dos grupos
3.5. Como lidar com os conflitos

  1. Desempenho em Sala de Aula

4.1. Percepção de si, do outro, da situação
4.2. Como se relacionar no grupo
4.3. Fenômenos grupais: como lidar?
4.4. Como lidar com o silêncio do grupo: tipos de silêncio
4.5. O que avaliar nos grupos: resultado e o processo grupal

  1. Como planejar e organizar um Treinamento

5.1. Elaboração do Projeto
5.2. Metodologias Andragógicas
5.3. Técnicas e dinâmicas de grupo
5.4. Planejamento de uma sessão de Treinamento

 

CARGA HORÁRIA:

24h / Treinamento