Comunicação e relacionamento interpessoal e interáreas

CARGA HORÁRIA:

16h / Treinamento

OBJETIVOS

  • Clarificar a comunicação como um processo de duas variáveis, exposição e feedback, que quando utilizados de forma equilibrada e ampla propicia desenvolvimento individual e de competência interpessoal de todas as partes.
  • Identificar a janela de relacionamento que o profissional mantém com seus colaboradores e os resultados que obtêm desse processo.
  • Identificando os processos que mais utiliza e os resultados que consegue obter desse processo.
  • Identificar os níveis de assertividade dos processos de comunicação e o papel que o profissional assume em seus relacionamentos interpessoais como gestor e líder de pessoas. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Variáveis do processo de comunicação interpessoal: exposição e feedback
  2. Tipos de janela de relacionamento
  3. Conceito de Assertividade no relacionamento e postura pessoal

3.1. Assertividade é…
3.2. Papéis não assertivos: perseguidor, vítima e salvador
3.3. Níveis de Assertividade: assertivo, passivo, passivo-agressivo, agressivo

  1. Como ser Assertivo: maneiras de expressão

4.1. Contato visual
4.2. Postura corporal
4.3. Tom de voz
4.4. Percepção e escuta ativa

  1. Técnicas de Assertividade: como resolver conflitos
  2. Como praticar e exercitar a Assertividade na comunicação interpessoal