Team Building – desenvolvendo e construindo minha equipe de trabalho

Como construir e lidar com a equipe de trabalho, identificando pontos de assertividade e pontos a serem desenvolvidos na liderança e gestão de pessoas.

Um grupo pode ser considerado uma equipe? Não – um grupo de pessoas não é uma equipe.

O que caracteriza uma equipe é o alto grau de interdependência dos componentes, direcionada para a realização de uma meta ou tarefa.  A comunicação entre os membros é verdadeira, opiniões divergentes são estimuladas. A confiança é grande, assumem-se riscos. As habilidades complementares dos membros possibilitam alcançar resultados, os objetivos compartilhados determinam seu propósito e direção. Respeito, cooperação e mente aberta são elevados.

Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria maneira de operar e procura resolver os problemas que afetam seu funcionamento.

OBJETIVOS

  • Identificar os indicadores de eficácia de equipe assertiva e avaliar o funcionamento das equipes de trabalho em relação a esses indicadores.
  • Desenhar um Plano de Ação em cima dos gaps encontrados entre os indicadores de eficácia das equipes.
  • Potencializar a qualidade do relacionamento interpessoal, intrapessoal e inter-áreas dos profissionais, resolvendo as latências existentes entre os membros do grupo. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Conceito e diferenças entre Grupo e Equipe
  2. Indicadores de Eficácia de uma Equipe: propósito claro, informalidade, participação, ouvir com atenção, divergência civilizada, decisões de consenso, comunicação aberta, papéis e atribuições bem definidas, liderança compartilhada, relações externas, diversidade de estilo e auto-avaliação
  3. Sinais de problemas na Equipe
  4. Análise e avaliação dos Indicadores de Eficácia das Equipes dos participantes
  5. Plano de Ação em cima da análise dos Indicadores e da Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) de funcionamento da equipe
  6. Conceito de Estilo Pessoal

6.1. Estilos de Integrantes: contribuinte, comunicador, colaborador e desafiador
6.2. Matriz de Estilo dos Integrantes das equipes