Motivação no trabalho através do desenvolvimento profissional

  • Como motivar as pessoas através da habilidade de liderança e gestão de pessoas efetiva?
  • Quais as necessidades e expectativas de meus colaboradores e o que fazer para motiva-los e desenvolve-los em suas funções?

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As pessoas diferem não só pela sua capacidade, mas também pela sua vontade de fazer as coisas, isto é, pela motivação. A motivação das pessoas depende da intensidade dos seus motivos. Os motivos podem ser definidos como necessidades, desejos ou impulsos oriundos do indivíduo e dirigidos para objetivos, que podem ser conscientes ou subconscientes.

Os motivos são os porquês do comportamento. Os motivos ou necessidades são as molas propulsoras da ação. Necessidade é entendida como algo dentro do indivíduo que o predispõe a agir. Os objetivos estão fora das pessoas. Os gestores e líderes que conseguem motivar seu pessoal com êxito são aqueles capazes de criar um ambiente com objetivos compatíveis com os motivos (necessidades) específicos dos seus funcionários.

OBJETIVOS

  • Conceituar Motivação e os Níveis de Necessidades existentes, avaliando o nível motivacional de cada participante.
  • Identificar os Mecanismos de Defesa quando as Necessidades não são atendidas e os comportamentos que são apresentados pelos colaboradores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Motivação e comportamento

1.1. Conceito de Motivo, objetivo e de intensidade de motivo

  1. Necessidades Motivacionais – hierarquia
  2. O ambiente como fator de motivação

3.1. Fatores de Motivação
3.2. Fatores de Higiene

  1. Avaliação das Necessidades Motivacionais – Motivograma

4.1. Análise pessoal e matriz de Motivação das equipes

  1. Frustração e Mecanismo de Defesa – conceito

5.1. Estudo de cases de motivação do dia-a-dia da gestão