Comunicação Interpessoal – mantendo relações assertivas e efetivas no dia-a- dia da liderança e gestão de pessoas.

A comunicação interpessoal junto com o foco em resultado são as duas variáveis do processo de Gestão e Liderança de pessoas. É a competência interpessoal que facilita o processo de desenvolvimento do outro, através da Exposição – orientação e direcionamento, e do Feedback –re-alinhamento e reconhecimento.

Comunicacao-Interpessoal

O objetivo da Comunicação Interpessoal é conduzir o processo de gestão de pessoas.

OBJETIVOS

  • Clarificar a comunicação como um processo de duas variáveis, exposição e feedback, que quando utilizados de forma equilibrada e ampla propicia desenvolvimento individual e de competência interpessoal de todas as partes.
  • Identificar a janela de relacionamento que o profissional mantém com seus colaboradores
  • Identificar os níveis de assertividade dos processos de comunicação e o papel que o profissional assume em seus relacionamentos interpessoais como gestor e líder de pessoas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Variáveis do processo de comunicação interpessoal: exposição e feedback

2. Tipos de janela de relacionamento

3. Conceito de Assertividade no relacionamento e postura pessoal

3.1. Assertividade é…
3.2. Papéis não assertivos: perseguidor, vítima e salvador
3.3. Níveis de Assertividade: assertivo, passivo, passivo-agressivo, agressivo

4. Como ser Assertivo: maneiras de expressão

4.1. Contato visual
4.2. Postura corporal
4.3. Tom de voz
4.4. Percepção e escuta ativa

5. Técnicas de Assertividade: como resolver conflitos

6. Como praticar e exercitar a Assertividade na comunicação interpessoal