Como selecionar profissionais por competências

A atração e retenção de talentos estão intrinsecamente ligadas às boas práticas mercadológicas e a gestão de pessoas, o que garante a sustentabilidade das empresas neste mercado competitivo.

Hoje a tendência atual de mercado pede pessoas competentes, dotadas de habilidades não somente no campo técnico, mas também político e comportamental.

A seleção de profissionais vai além de se identificar o candidato ideal para uma vaga que foi aberta.

Além de checar se o candidato tem o perfil e as qualificações necessárias ao cargo, ela tem o desafio de perceber se os valores do futuro colaborador são compatíveis com os valores e cultura da organização.

Selecionar um profissional errado custa caro para a empresa: o valor de sua rescisão, o alto investimento em sua capacitação se ele estiver aquém das qualificações solicitadas pelo cargo, além do desgaste e impacto no clima organizacional, entre outras perdas e problemas.

OBJETIVOS

  • Sensibilizar o gestor para o grande desafio de formar equipes bem articuladas e de alto desempenho, encontrando talentos que se tornem diferenciais dentro da EMPRESA.
  • Clarificar todo o processo de seleção por competências, apresentando as ferramentas e instrumentos de análise disponíveis que a empresa possui.
  • Vivenciar os passos de uma seleção por competências que deve ser fundamentada em fatos/evidências reais e mensuráveis, reduzindo custos e otimizando tempo de contratação.
  • Experimentar através de role play a arte de selecionar por competências, dimensionando todo o processo, se percebendo como condutor na formulação de perguntas efetivas e observando sua habilidade de análise e de leitura da postura do candidato.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Definição ou alinhamento do Perfil do Cargo

1.1. Levantamentos de responsabilidades e funções
1.2. Identificação das Qualificações necessárias e em que nível devem ser apresentadas
1.3. Identificação das Competências necessárias

2. O processo de Recrutamento

2.1. Aprovação do Perfil adequado
2.2. Fontes atuais de recrutamento
2.3. Networking

3. O processo de Seleção

3.1. Modelo ,instrumentos e protocolos
3.2. Formas e Tipos: entrevistas coletivas e individuais, dinâmicas de grupos, testes, etc
3.3. Etapas da Entrevista: “rapport”; levantamento de informações; fechamento
3.4. Criação do protocolo de perguntas a serem realizadas

4. Planejar para Otimizar – utilizando Roteiro de Entrevista

4.1. Sugestão de Roteiro