Como delegar assertivamente, empoderando o profissional no exercício de suas atribuições

O Gestor e Líder de pessoas precisa saber identificar o nível de maturidade do colaborador em cada uma das suas principais responsabilidades, para adequar o estilo de liderança mais apropriado e que trará maiores resultados. É necessário que a gestão empodere os seus profissionais para que, fortalecidos e preparados, possam receber poderes e autonomia para tomarem decisões.

Empoderamento é uma técnica de gestão que se baseia na descentralização de poder e autonomia para tomada de decisões, que visa maior participação das equipes na administração das atividades organizacionais.

O empoderamento busca resultados de forma mais descentralizada, envolvendo de modo participativo os profissionais através da delegação. Empoderar é … Autorizar, dar poder, tornar apto, dar autoridade, dar capacidade, delegar.

O Empoderamento contém a Delegação, mas é muito mais. O Empoderamento contém: objetivo a ser alcançado, crescimento, poder, delegação, aprendizagem, acesso, pensamento positivo / confiança.

OBJETIVOS

  • Desenvolver a aptidão para identificar o nível de maturidade do colaborador em cada uma das suas principais responsabilidades, para adequar o estilo de liderança mais apropriado e que trará maiores resultados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Empowerment X Delegação – o que tem a ver?

1.1. Objetivos do Empowerment
1.2. Papel do Gestor

  1. Como Empoderar pessoas

2.1. Condições para o empoderamento

  1. Empoderar para Delegar, respeitando o Nível de Maturidade

3.1. Ciclo Regressivo
3.2. Ciclo Progressivo

  1. Níveis de Maturidade X Estilo de Liderança

4.1. Conceito de Maturidade
4.2. Adequação do estilo do líder no nível de maturidade do colaborador

  1. Solução de cases problemas reais
  2. Tipos de Poder X Estilo de Liderança e a Delegação