novembro 16, 2018 Dicas da semana 0 comment

Como ser um líder influenciador?

De acordo com definições universais, líder significa um indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros. Uma pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento das outras.

A razão de uma liderança existir é a necessidade de um grupo de pessoas seguir um padrão em prol de uma causa, um projeto ou meta. Isso só terá um resultado positivo, caso a pessoa que lidere o grupo seja capacitada e tenha o poder de influenciar. Como então influenciar as pessoas de maneira benéfica?

Aqueles que conseguem inspirar e influenciar sua equipe certamente terão maior facilidade no alcance de metas, já que seus liderados tendem a respeitar decisões e desenvolver suas atividades efetivamente.

Já vimos que a capacidade de liderar pode ser desenvolvida; não se trata apenas de um talento inato. (link com outra matéria blog). Por isso existem algumas orientações que podem nortear aqueles que almejam a liderança ou já são lideres de alguma área, mas querem ser indivíduos influenciadores.

1 – Comunicação

Todo líder influenciador precisa ter a comunicação como a premissa de sua liderança. As mensagens precisam ser passadas de maneira clara sem nenhum ruído, para que a equipe consiga entregar tudo o que foi solicitado. A comunicação não envolve o simples ato de conversar com as pessoas a sua volta, mas sim um planejamento quanto a interação, percepção de atitudes, contato visual, entre outros.

2 – Positividade

É muito importante que o líder se mostre positivo em qualquer circunstância. As pessoas tendem a ser influenciadas por líderes que acreditam veemente em seus princípios e propósitos. O líder deve fazer o possível para extrair o melhor de cada situação, na pior das hipóteses, se algo der errado, tente sempre mostrar que o erro serviu como exemplo para os próximos projetos.

3 – Desenvolvimento

Não pare de aprender e se desenvolver. É essencial sempre buscar evolução na vida pessoal e profissional. As pessoas se deixam influenciar por aqueles que não apenas se mostram sensatos e inteligentes, mas que provam através de suas práticas que são evoluídos e dominam assuntos da área que lideram.

4 – Afetividade

Demonstre suas emoções para sua equipe. Somos humanos, sentimos prazer nas alegrias , mas sofremos na dor e nos percalços. Um líder só cresce aos olhos dos outros quando ele demonstra sua humanidade. É imprescindível também que você demonstre afeto sincero aos seus comandados. Criar vínculos com as pessoas que trabalham conosco é conhecer bem o seu profissional, saber distinguir quando ele está bem e vibrar com ele nesses momentos.

Mas também é necessário perceber quando seu profissional está com problemas – pessoal ou profissional, e se colocar a disposição para ajuda-lo ou, no mínimo, acolher a sua dor e ouvi-lo. Quando estamos com problemas muitas vezes precisamos somente ser acolhidos para podermos ganhar folego, respirar e seguir adiante.
Manifeste sua humanidade, seja afetivo, demonstre cuidado e atenção para com todos.

Quer uma solução personalizada para desenvolver seus líderes? Conheça o PDGL